sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Formando uma banda - Um guia sem fim - O Líder

 Talvez nada dê tanto assunto pra uma banda quando o tema: quem vai ser o líder? Seria muito mais fácil se pudesse ser resolvido com uma prova de resistência igual as do Big Brother Brasil.
 Geralmente o líder é quem foi atrás de cada integrante da banda, quem a montou, quem deu vida a ela. Porém existe a possibilidade desse cara ser um tremendo idiota e só saber ferrar a banda. Mesmo sendo o líder é importante ouvir a opinião dos outros integrantes, eles podem estar cobertos de razão.
 Outra possibilidade é a banda ser uma daquelas formadas ao acaso. Pessoas que se conhecem e resolvem se reunir pra fazer um som... aquela historia de filme adolescente. Nesses casos  ninguém correu mais atrás da banda que o outro. Talvez a melhor opção perante essa situação seja o pseudo-líder. Ele é só porta-voz da banda. Quem não está na banda pode achar que ele seja o líder, mas ele só fala pela banda, não está na frente das decisões e nem vai atrás das coisas pra banda sozinho, como muitas vezes faz o líder. Geralmente o pseudo-líder é o vocalista.

Se você for o líder lembre-se especialmente de deveres como:
  • Manter os integrantes da banda NA banda. Sabe como é... Sempre tem aquele guitarrista um pouquinho invocado que quer as coisas do jeito dele... briguinha aqui... briguinha ali...
  • Marcar ensaios e avisar todos da banda. Pra não ter a desculpa do: "ninguém me avisou" na hora que você ligar pro baterista e ele tiver no cinema com a namorada. (ou em outros lugares)
  • Cobrar desempenho dos integrantes da banda. Principalmente daquela baixista folgado que tira as músicas um dia antes do ensaio. (eu)
  • Ir atrás de apresentações pra banda. Os outros integrantes podem ajudar, mas pra garantir tenha todos os contatos que eles tem.
  • Colocar os integrantes nos seus devidos lugares. Um vocalista com a típica síndrome do V pode querer se aparecer e acabar apagando os outros integrantes, que merecem o espaço deles.
 Se você não for o líder lembre-se, coopere. Imagina a dor de cabeça que deve ser pensar nisso o tempo todo. Sem contar os problemas específicos de cada banda, os problemas pessoais...
 Pra concluir, uma coisa que todos da banda deve se lembrar a cada segundo de ensaio:
  • Manter vivo o bom, velho e bêbado Rock n' Roll!
@ZeroRoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário