sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Nós podemos ter um ídolo do Heavy Metal, que seja!"

Foi o que disse Jennifer Lopez, jurada do American Idol, após a apresentação do participante James Durbin, de 23 anos, interpretando a canção Heavy Metal, de Sammy Hagar, ao lado de ninguem menos do que Zakk fuckin' Wylde, o ogrão com sua presença de palco monstruosa e seus harmônicos de estourar os ouvidos.
Não acompanhei o programa pelo simples fato de que não assisto televisão por falta de tempo (e de interesse), mas a internet me permitiu ver o que eu perdi na décima edição do reality show. Entre os participantes, havia um tal de Casey Abrams que manda muito bem no jazz, soul, blues e essas paradas pelas quais sou apaixonado, recomendo muito que veja os vídeos desse cara, caso não tenha acompanhado o programa, pois são realmente demais. Também tem Scotty McCreery, garoto que manda muito bem no country e que veio a ser o vencedor do programa, tambem muito recomendado que conheça.
No entanto, o assunto aqui é Róquenrou, por isso, eu vou falar do primeiro vídeo que eu vi, que foi o de James Durbin, numa apresentação no último episódio do programa em que ele aparece caracterizado de Rob Halford para cantar os clássicos  Living After Midnight e Breaking the Law, e, pasmem: ao lado dos próprios carinhosamente apelidados de METAL GODS! Consegue imaginar nossos queridos sessentões do Judas Priest destruindo tudo no mesmo palco que você? Quem precisa ser o vencedor quando se vivencia algo parecido com isso?
Aparência inofensiva e até meio adolescente, performances extremamente exageradas, gritos agudos constantes e ainda por cima participando de um reality show...confesso que em se tratando de metal eu prefiro algo muito mais, digamos, direto e reto(mas ainda gosto do Priest, ok?), e é isso que foi intrigante pra mim, o fato de eu ter me interessado pelo trampo desse cara. Normalmente eu diria que é só mais um rockeirinho playboy querendo ficar famoso cantando uns 'rock manjado'...mas não. O fato é que eu, como um bom fã de música pesada, nunca vi alguem tentar crescer fazendo isso na tv de forma sincera e obter sucesso. Muitos que vi, logo de cara não me convenceram. Logo, deveria eu lamentar o fato de que isso não dá certo no Brasil ou pensar que isso apenas não aconteceu ainda por fatores mais complexos? Bem, seja lá o que for, nos Estados Unidos as coisas parecem ter dado certo pra esse jovem fã de Heavy Metal. O cara usou seu talento e correu atrás, conquistou alguns fãs, se divertiu e dividiu palco com seus ídolos. Durbin já é praticamente um Rock Star!
"Então é isso, vou cantar Heavy Metal no próximo Ídolos então, essa é minha chance" - Cara, na boa, menos! Quantos metalheads não saíram frustrados da audição? Mas, se você quiser mesmo arriscar, é bom que tenha boas idéias para ganhar algum destaque. Alguns conseguiram uns 15 minutos de fama, ou você não se lembra do cara do ursinho, que por sinal, cantou seu hit acompanhado por Andreas Kisser?
Contudo, não tenho a menor segurança em afirmar que a mídia brasileira e o povo brasileiro possam dar atenção com seriedade ao nosso bom 'roque paulêra', mas posso dizer que o underground brasileiro é muito rico e muito importante, pois é feito por nós mesmos e é nele que tudo começa e é através dele que as coisas vão caminhando, portanto, nunca deixe de 'fazer seu corre' com humildade, mente aberta e pés no chão em todos os momentos em que você sonha em crescer na música.

Seguem os vídeos (particularmente) de destaque de James Durbin:


Heavy Metal -Participação de Zakk Wylde (Sammy Hagar)


Uprising (Muse)


Living After Midnight e Breaking the Law (com Judas Priest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário