quinta-feira, 9 de junho de 2011

Parebéns Les Paul


Parabéns pra você, nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida...

Pois é amigos, se vocês costumam acessar a home do Google, ou são loucos por guitarras como eu, já devem saber para quem é esse parabéns.

Sim é para ninguém menos Lester Willian Polfus, que você provavelmente só o conhece como Les Paul. Se estivesse vivo, esse grande musico de Jazz, e grande inventor completaria hoje 96 anos de idade.

O que poucos sabem sobre ele, é que ele não foi apenas o homem que deu o nome a uma das mais famosas guitarras já feita. Nos meados dos anos 30 Les Paul já era um grade musico, tendo lançado discos com a banda Rhubarb Red, e como musico de Georgia White.

No começo da década de 40 Les Paul, já um famoso artista, desenvolveu uma guitarra que a primeira vista era igual a uma Gibson ES-150, mas com uma grande diferença, ela tinha um corpo solido. ”A Matheus, mas eu não sou guitarrista, o que é esse tal de corpo solido ?” vou te explicar.Até o começo dos anos 50 todas as guitarras eram do tipo semi acústica, oca, parecida com um violão, mas com a possibilidade de se ligar em um amplificador, em 1949/1950 a Fender lança a primeira guitarra de corpo solido, a Telecaster, feita com uma única peça de madeira.E é aqui que o senhor Les Paul entra no meio.Em 1945 Les Paul levou a Gibson o protótipo de sua guitarra de corpo solido, a “The Log”,

mas de imediato foi ridicularizado pela empresa e chamado de “Garoto com o pedaço de madeira com captadores”.O que a Gibson não esperava era o grande sucesso comercial da Fender Telecaster, e tentando combater a mais nova concorrente, em 1951 chamou Les Paul de volta, com seu “pedaço de madeira com captadores” e firmou uma das maiores, e melhores, parcerias de todos os tempos, criando a primeira Les Paul, a Les Paul 1952 Gold Top.

O que poucos sabem também, é que foi Les Paul o inventor da gravação multicanal, que possibilita hoje um único musico gravar vários instrumentos, sem a qual, por exemplo, Bohemian Rhapsody nunca teria sido gravada.

Mas o que importa, após toda essa aula de historia, e que, sem Les Paul o mundo do rock não seria o que é hoje. Parabéns Les Paul.


@Matheuscolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário